19/02/2010

Publicidade

Bem quando não se tem assunto tem se que arranjar alguma coisa, nem que seja para não perder o hábito...
Há alguns dias estava a ver um anúncio publicitário e devo dizer que me chamou a atenção por ser extremamente estúpido!
É um anuncio a um creme para as borbulhas, e basicamente consistia numa adolescente que desmarca um encontro com um rapaz de quem gosta porque está a sentir uma borbulha a nascer. Mas que estupidez!!
Primeiro, ok as borbulhas são um problema, mas nenhuma rapariga deixa de sair com o rapaz de quem gosta por uma borbulha que ainda nem nasceu e que nem ela sabe se vai nascer.
Depois é um objectivo da publicidade fazer com que o espectador se identifique de certa forma com a situação e queira adquirir o produto. Que imensas adolescentes deste país queiram e precisem de creme para as borbulhas é um facto, mas não deixam de sair com rapazes por isso!
Outra coisa interessante na publicidade em gera, é que as pessoas que fazem os anúncios a certos produtos pareçam saídas de revistas de moda, e nunca ninguém diria que alguma vez tenham tido problemas para que tivessem que recorrer ao que anunciam, e isto é mais notável no que diz respeito a cremes de beleza e cereais para manter a linha.
Talvez mais nos cereais, porque relativamente aos cremes de rugas, hidratação, etc. sempre se pode dizer ' Se quer ter uma pele como a minha use X'.
Mas os anúncios a cereais para manter a linha são anedóticos! As raparigas/senhoras que aparecem em primeiro plano a ver se conseguem passar a imagem de que não cabem nas calças são MAGRAS! Na cena seguinte em que, depois de não sei quantas semanas de consumo dos cereais já conseguem caber nas calças, estão na mesma! Não emagreceram nada! Ou as calças são as mesmas ou deram-lhes um número acima, mas as pessoas que fazem os anúncios estão exactamente na mesma!
Havia um programa na SIC Radical que mostrava anúncios publicitários do arco da velha, mas era muito interessante, alguns eram tão bons como uns que passam neste momento nos canais televisivos, enfim...
O que vale é que também há boa publicidade!

4 comentários:

tania disse...

apoiadaa!
usam modelos barbies com anedoticas borbulhas que so por acaso parecem pequenas manchas de ketchup!
adorei o arigo carla
parabens :P

alf disse...

Há uma razão para isso - pretende-se abranger o mercado todo, não apenas uma parte - assim, até as magras são convencidas a emagrecer.

A ideia dos «nichos de mercado» foi substituida pela de «mercado total»

Outros exemplos: pretende-se que as pessoas tomem estatinas (o remédio do colesterol) desde a nascença, com o argumento que aumenta a esperança de vida. Ora a verdade é que nenhum estudo científico sério prova qq relação entre colesterol alto e acidentes circulatórios. Não há razão para as pessoas tomarem comprimidos para baixarem o colesterol.

Descobriu-se a técnica de vacinas contra virus. As criancinhas são inoculadas com vacinas para 9 e 12 estirpes virais. A vacina contra o papiloma virus chamou-se «vacina contra o cancro do colo do utero». Daqui a 40 anos se verá que o cancro do colo do útero está na mesma. Entretanto, quiz-se estender este mercado aos homens; então fizeram-se estudos que «provavam» que o mesmo virus causava o cancro da boca e da faringe nos homens. Já esfregavam as mãos com a perspectiva de incluir a vacina nos sistemas de saude (até já havia um movimento que o exigia com o argumento que os homens tinham os mesmos direitos das mulheres) quando alguém reparou que desses «estudos» se poderia concluir que o tabaco não tinha qq incluencia no cancro. Optaram por deixar cair o assunto para que não se percebesse.

E por aí fora.... toda a publicidade é uma grande vigarice...

Metódica disse...

Os homens também têm o direito que lhes vendam banha da cobra :P

O interesse dos laboratórios é que os produtos se vendam, e muitas vezes há pessoas exteriores a este meio que ganham com isso.
Há algum tempo vi um documentário sobre senhoras francesas que recorriam a métodos para melhorar a sua aparência. Viam publicidade de um novo método de eliminar as gorduras localizadas que segundo as pessoas que o aplicavam era o mais sofisticado e que implicava menos problemas para a saúde. Algumas das senhoras que o experimentaram iam morrendo com a brincadeira. Mas o caso mais 'flagrante' era o de dois senhores que vendiam comprimidos para emagrecer pela net,(os senhores não se conheciam) um deles comprava comprimidos para a gripe a 2€ punha-os numa embalagem nova e vendia como sendo um outro produto, cada caixa era vendida por quase 10x o preço dos comprimidos para a gripe. O outro vendia uma substancia que só é permitido vender com receita de um veterinário, penso eu... claro que o prço a que ele vendia o pozinho milagroso era tão simpático quanto os comprimidos vendidos pelo prmeiro senhor.
E as pessoas pela net a comprarem uma coisa pensando ser outra. Quem ganha no fim é quem vende...

Realmente há gente que faz tudo por uns quilinhos a menos, até arriscar a saúde...

Metódica disse...

Obrigada Tania!! :D

E bem vinda ao Aleph ;)