30/11/2008

Livro e Filme



Este foi o primeiro livro de Saramago que li. Na altura queria ler alguma coisa e por sugestão do meu pai comecei a ler o Ensaio Sobre a Cegueira.
Demorei algumas páginas para me habituar ao tipo de escrita, mas depois tornou-se fácil.
Achei que era um livro muito forte, mas que tinha uma boa história. Este é o tipo de livro que leva a ética e a moral aos seus limites, que expõe a condição humana, que põe a nu o lado mais negro do Homem, faz também com que questionemos sobre a racionalidade humana e as suas fronteiras.
É um livro que vale a pena ler!
Ontem, finalmente, tive a oportunidade de ir ao cinema e ver o polémico filme baseado neste livro. E na minha opinião o filme... está muito bom!
O realizador fez um bom trabalho, manteve-se o mais fiel possível ao livro e conseguiu transmitir, através das imagens, o cru, o frio e o podre que se pode encontrar no livro.
A quem viu o filme, mas não leu o livro, aconselho que o leia, vale a pena.
A quem não leu o livro e também não viu o filme aconselho as duas coisas e para tentar suscitar alguma curiosidade...: Pensem que o país começava a cegar.
Uma possível e provável resposta do que aconteceria pode ser encontrada no livro ou no filme, se preferirem.

9 comentários:

antonio ganhão disse...

Pois eu aconselho-te o Ano da Morte de Ricardo Reis e já agora, os meus textos também...

Metódica disse...

António

Os seus textos sempre!! :D

Mas parece que adivinhou... Ando curiosa relativamente a esse livro, se vc mo anconselha entao ainda fico mais curiosa :)

Lininha disse...

Oiee
Pois é, já a algum tempo andas me a tentar....vou deixar esse livro para as férias xD ( com mais uma grande lista dos outros =P )...primeiro tem que ser o memorial, depois....:P
Bjos..

Metódica disse...

Quando o quiseres ler é so dizer ;)

alf disse...

O Evangelho segundo Jesus Cristo e a Cegueira foram dois livros que me fascinaram; e não só por razões de natureza literária. Digamos que terá havido um momento no tempo em que o Saramago e eu vimos o mesmo... este Universo é muito surpreendente... ele conta à maneira dele, eu contarei à minha...

Metódica disse...

Alf

já ouvi falar desse livro, sei que gerou muita polémica em dada altura.
Parece-me um livro interessante, acho que sou capaz de um dia destes pegar nele :)

Fá menor disse...

Vim fazer.te uma visitinha e deixar-te votos de um Feliz Natal repleto de Amor e Alegria; e um Novo Ano de 2009 com muita Paz e Esperança num mundo melhor!

Muito beijinhos

Diogo Silva disse...

Hei-de de ler esse livro um dia (o filme não me interessa tanto).

Do Saramago ainda só li um (Memorial do Convento). O Ensaio Sobre a Cegueira deverá de ser o meu próximo, mal termine primeiro a meia dúzia de livros que ainda tenho para ler.

Metódica disse...

Diogo
Bem vindo!

Eu sei bem o que é ter uma pilha de livros para ler :P
O meu grande problema e a falta de tempo...
Mas se puderes lê, o livro e mt bom e muito forte :)