08/04/2009

Sebastianismo e Algo Mais!!

Irrita-me!
Irrita-me profundamente!
É certo que passamos por dificuldades económicas, financeiras, sociais, enfim… É óbvio que existe corrupção, ninguém o pode negar; que as novas medidas políticas para a resolução de alguns problemas não resultam nem vão resultar a longo prazo. Posso inclusive falar sobre as novas medidas na educação, algumas delas relativas ao estatuto do aluno que são uma verdadeira MERDA!!!!
Não, não estou a exagerar, e para que este meu texto não piore a minha situação quanto estudante, quero que fique bem claro que na escola os professores não ensinam os alunos a dizerem asneiras.
Não tenho muito tempo mas tento estar minimamente informada e actualizada, e procuro compreender o que se passa, no meu país, política e economicamente.
O que me irrita é ligar a televisão e ouvir entrevistas com pessoas em quem tenho alguma consideração: isto está mal e não vai melhorar! A política e corrupta a educação e uma farsa etc… Mas essas mesmas pessoas não fazem nada! Ok dão o aviso: isto não vai melhorar! Depois vão para casa como se nada fosse: jantam, fazem amor com a mulher, boa noite querida(o) dorme bem, até amanha.
Entretanto o país continua na mesma.
Essas mesmas pessoas em entrevistas dizem que somos muito Sebastianistas e que estamos sempre à espera de um messias e que isso também é um grande problema. Ok está certo.
Mas se essas pessoas não concordam com as politicas, avisam sobre o que está mal, dizem que não devemos ser sebastianistas e até têm boas ideias sobre que medidas poderíamos tomar, porque não tomam iniciativa e concorrem a um cargo político? Porque é que não participam mais activamente na vida política do país? Porque é que não tentam eles mesmos fazer alguma coisa?
Essas pessoas que tanto acusam o país de Sebastianismo sofrem do mesmo mal!
Porque devem estar à espera que a entrevista seja vista e ouvida pelos politicos certos e que esses politicos usem as suas ideias. Portanto estão à espera que alguém os oiça! Isto é uma atitude sebastianista e irrita-me imenso!
Outra coisa que me enerva nessas pessoas é quando lhes perguntam: vai votar nas próximas eleições?
-Não, porque acho que não vale a pena!

Não vale a pena! Não vale a pena! Como não vale a pena!!?
Vale sempre a pena nem que seja para votar em branco! Para com isso mostrar descontentamento!
Eu fiz este ano 18 anos, sou aluna de uma escola secundária (publica) e tenciono votar!
Acho que vale sempre a pena mostrar a nossa opinião, muitas vezes um voto faz a diferença!
Se ninguém acreditar, se estivermos todos à espera de um morto que não vai voltar, por muitas velas que se acendam, o país não avança, nada se faz!
Não faz parte dos meus objectivos e aspirações profissionais, mas já pensei muitas vezes em filiar-me num partido e tentar mudar alguma coisa, dar a minha contribuição. Posso nunca conseguir, mas teria tentado e se todos tentarmos existe uma maior probabilidade das coisas melhorarem!
Relativamente ao país; orgulho-me de ser portuguesa e acho que, quanto à actual situação do país, não devemos ser nem pessimistas nem optimistas, mas sim realistas!!!

12 comentários:

Metódica disse...

Bem já não publicava à algum tempo!!
Mesmo de férias estou ocupada com um trabalho, vida de estudante e trabalhosa :P

Metódica disse...

Já agora uma Boa Páscoa a todos!!!

manuel gouveia disse...

Vale a pena desde que tires o S do teu voto! Chega de CDS-PSD-PS...

Boa Páscoa.

Anónimo disse...

Metódica:

antes de mais, ainda bem que publicaste...

Quanto às pessoas que "nada fazem" o problema é outro.
Essas pessoas estão "bloqueadas" muitas delas pelo sistema político/económico/social que temos.

Que impossibilita nada fazer.

Há " bloqueios " legais e outros na forma como se pode ou não concorrer a cargos públicos, há bloqueios a nível de dinheiro é há bloqueios a nível de quem quer a situação como ela está que impede qualquer tipo de mudança.


E isto sou eu a ser rápido e simplista na explicação, que isto tem muito que se lhe diga...

A tua irritação é a irritação de quem tem 18 anos.

Quando se tem 18 anos tem-se irritação para dar e vender.


Quanto ao "voto" respeito a decisão, mas pessoalmente recuso-me a votar. Lamento se desiludi, mas recuso-me.

Embora perceba a tua "explosão" já não acredito que seja possível, num sistema político totalmente corrupto mudar o que quer que seja SÓ pelo voto.

E não te filies num partido, pelo menos dos actuais.

Corres o risco de ficares contaminada pela corrupção e pela estupidez que está contida nos actuais partidos políticos...

O objectivo deles, aliás, é o de procurarem dentro da parte estatística de população os membros mais estúpidos, mas que parecem ser os mais inteligentes.

É isso que explica , aliás as azemolas que lá estão...foram precisamente escolhidas por quem manda por serem suficientemente estúpidos e moldáveis...


E lamento que este meu comentário seja um balde de agua fria...

Metódica disse...

Ok manuel vou ver s n m esqueço :P

Metódica disse...

Dissidente X

Não sei se lhe desiludo ao dizer-lhe que o seu comentário não é um total balde de água fria :D

Comecei a interessar-me mais pela polita 'actual' quando comecei a ler os seus posts, e por isso ja sabia que não tenciona votar, lembro-me de ler qualquer coisa a respeito no seu blog.
Mesmo assim vá, nem que seja para votar em branco e para cumprimentar o senhor que estiver a receber os votos nas urnas :P
Não digo que o voto chegue, mas é um começo e temos que começar por algum lado.

Sim os partidos actuais por detras da bonita fachada são podres, talvez apareça algo melhor ou gente melhor entretanto, mas como disse não faz parte das minhas aspirações proficionais :)

De qualquer maneira algo tem que ser feito para que esta situação mude e esperar que ela piore não me parece a melhor solução.

antonio ganhão disse...

Estes alunos são muito mimados... no meu tempo! No meu tempo não existiam faxes....

Metódica disse...

António

faxes... bem tinham sempre o correio ;P

Mas se as coisas não mudam vão haver é estudantes mal formados...

alf disse...

Ena! Eis que a Metódica regressa cheia de garra!

parabéns! Espero um dia ver-te numa cadeira de deputado.

Não sabes o que representa a figura do «Zé Povinho»? a única habilidade de certos portugueses: fazer manguitos! É só o que esses portugueses fazem: manguitos! dantes dobrando o braço, agora contestando tudo. E fazem manguitos porque não sabem fazer mais nada nem querem saber, que fazer dá muito trabalho.

o «Zé Povinho» não é uma caricatura dos portugueses, é uma caricatura do pior dos portugueses.

Mas não desesperes - há muitos que fazem mesmo, por isso é que isto ainda vai andando e o país hoje já é muito diferente do que era há 30 anos - mas tudo o que se fez foi altamente criticado por essa gente dos manguitos. São vozes de burro, deixa-os zurrar e pensa como podes contribuir para um mundo melhor. Não estarás sozinha. Os que "fazem" não zurram, os que zurram não "fazem".

Metódica disse...

Alf

Bem... isto não é bem um regresso, infelizmente... :(
Neste momento estou a acabar um trabalho e como vou entrar no último período que me separa da faculdade tenho que me esforçar ainda mais...

Mas sempre que tiver tempo irei comentar e postar.
Vou tentar espreitar os blogs em que costumo comentar, antes de voltar as aulas... isto é uma vergonha tenho tantos posts em atraso :P

A cadeira de deputado não deve ser ma, mas creio que a dos profs universitários deve ser melhor ;)

Esperemos para ver o que acontece no futuro :P

Lininha disse...

Ella!... Ao fim de tanto tempo,...
Bom post, embora tu saibas que eu não aprecie a politica, pois irrita-me (é tal irritação de que Dissidentex fala) nem agrada-me esse tema, mas não o podemos evitar; trata-se do nosso modo de viver e por isso temos que lutar, seguindo as nossas razões, seja como for (votando ou não)... ;)
..
Bjos... :)

Jonas disse...

BOM! Finalmente um palavrão neste blogue. Agora sim a coisa vai.
Vou voltar para votar em ti Metódica.
:)